Moradores do loteamento Nordelândia, no bairro natalense Lagoa Azul, estão enfrentando dificuldades para receber atendimento básico de saúde. Por conta da estrutura precária da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade, os pacientes estão sendo atendidos embaixo de uma árvore, embaixo de sol e de chuva, no calor e sem nenhuma privacidade.

O prédio, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), está com a infraestrutura comprometida. Segundo os profissionais que atendem no local, as paredes e o teto ameaçam cair. Para manter o mínimo de segurança e não prejudicar ainda mais o atendimento, eles decidiram realizar temporariamente as consultas na área externa do imóvel.

Para isso, os médicos improvisaram uma recepção e uma mesa de consultas embaixo de um cajueiro. “Com o perigo de o teto desabar na cabeça da gente, o atendimento tem que ser aqui mesmo. Tô aqui com o bebê no sol me sujeitando a isso”, lamentou um dos pacientes.

Por meio de nota, a SMS informou que um novo posto de saúde está sendo construído na comunidade e apenas alguns ajustes estão sendo feitos na parte elétrica para que o novo espaço possa ser ocupado. A secretaria estima que o novo prédio esteja em condições de atender à população no início de julho.

Fonte: OP9

Foto: Alexandre Cassiano/ Tv Ponta NegraCassiano