Brincando com o perigo. Um vídeo com a imagem de adolescentes pulando da linha do trem em uma lagoa, no momento em que o VLT se aproxima, circula pelo WhatsApp desde quinta-feira (16). Seis pessoas se posicionam na passagem do trem e um sétimo rapaz fica em outro ponto fazendo a contagem regressiva enquanto o veículo se aproxima. Cinco pulam logo e o sexto cai na lagoa a poucos segundos do VLT passar. A “brincadeira” filmada em uma lagoa no município de Extremoz, Região Metropolitana de Natal, tem repercutido nas redes sociais.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou nota destacando que incidentes envolvendo o sistema ferroviário podem ser evitados com o simples respeito às normas e condutas de segurança nas proximidades da via férrea e sobre as passagens de nível.

A CBTU informou que irá realizar rondas no local onde foi feita a “brincadeira” para tentar evitar que tal situação volte a ocorrer. Além dessa ação, o Projeto CBTU nas Escolas visita semanalmente instituições de ensino localizadas nas comunidades do entorno da linha férrea, alertando as crianças sobre as condutas que devem ser adotadas para que não se envolvam em acidentes com os trens urbanos.

“A via férrea é de uso exclusivo dos trens e sua transposição por pedestres e veículos deve ser realizada por meio das passagens de nível, mediante a conduta de parar, olhar e ouvir, antes da travessia, conforme legislação vigente”, destaca a nota.

Fonte: OP9