Um documento oficial resgatado nesta segunda-feira pelo Blog do Ohata, do Yahoo!, mostra que, em 2014, a Fifa atendeu requisição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e considerou a Copa Rio de 1951, vencida pelo Palmeiras, como a primeira competição mundial de clubes da história do futebol.

Na reunião realizada em um hotel de São Paulo, pouco antes do início da Copa do Mundo do Brasil, o então presidente da Fifa, Joseph Blatter, acompanhado do à época mandatário da CBF, Marco Polo Del Nero, e diversos outros cartolas, aprovou o pedido feito pela entidade brasileira.

“Concessão do pedido feito pela CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos e vencido pelo Palmeiras como a primeira competição mundial de clubes”, diz a ata da reunião.

A Copa Rio de 1951 teve a participação dos seguintes times: Palmeiras, Vasco, Juventus-ITA, Sporting-POR, Nacional-URU, Austria Wien-AUT, Estrela Vermelha-IUG e Nice-FRA.

No grupo A, classificaram-se Vasco e Austria Wien, enquanto Sporting e Nacional foram eliminados. Já na chave B, a Juventus e o Palmeiras foram à próxima fase, com Estrela Vermelha e Nice ficando pelo caminho.

Nas semifinais, realizadas em ida e volta, o Verdão eliminou o Cruz-Maltino, enquanto a “Velha Senhora” passou pelos austríacos.

Já na grande decisão, também feita em duas partidas, o Palmeiras ganhou a primeira por 1 a 0 e empatou a segunda em 2 a 2, sagrando-se campeão do torneio que mais tarde seria reconhecido pela Fifa como a primeira competição mundial de clubes.

Vale lembrar que, em 2017, a Fifa também reconheceu os vencedores da antiga Copa Intercontinental, que reunia os campeões da Libertadores e da Champions League, como campeões mundiais.

Fonte: ESPN