A Folha de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (7), o Ranking Universitário da Folha (RUF 2019) e as três universidades paraibanas foram listadas. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aparece em 31º lugar, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem a 44ª posição e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está em 92º lugar, no ranking geral.

Por categorias, que são a pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado, as universidades paraibanas ficaram mais longe ainda da primeira colocação, entre a 41ª e a 112ª posição, nos diferentes segmentos citados.

A UFCG chega a se destacar como a melhor universidade de porte médio do Nordeste e a 10ª melhor do país nesse segmento.

Dos 31 cursos avaliados da UFCG, 26 estão entre os 100 melhores de seu tipo no país. Ciências da Computação (13º) e Engenharia Elétrica (12º) figuram entre os 15 melhores do Brasil. Além deles, outros oito cursos estão entre os 50 melhores. São eles: Engenharia Ambiental (45°), Engenharia de produção (46°), Engenharia Química (42°), Farmácia (39°), Física (43°), Geografia (39°), Medicina veterinária (27°) e Pedagogia (40°).

Sobre o RUF

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro feita pela Folha de S. Paulo desde 2012. Em 2019, foram classificadas as 197 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A primeira colocada geral, pelo segundo ano consecutivo, foi a Universidade de São Paulo (USP).

Confira o ranking completo da Folha:

https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/

Fonte: Click PB

Foto: ASCOM/UFCG